9 de março de 2016

Nutrólogo x Nutricionista


Tenho recebido muitas perguntas sobre a diferença entre nutrólogo e nutricionista e o porquê estou sendo acompanhada pelos dois. A causa principal pra estar com uma equipe tão top são meus novos planos de emagrecimento! 

Vamos lá, então?
O que é Nutrologia?
É uma especialidade exclusivamente médica, assim como pediatria, cirurgia geral, ginecologia e ortopedia, por exemplo. Por ser médico, o nutrólogo possui a capacidade de realizar os procedimentos exclusivos, como a prescrição de medicamentos, solicitação de exames, ou procedimentos invasivos, desde venóclises, suplementação parenteral, acessos cirúrgicos a implantes de pellets (chips) hormonais, por exemplo.
Há também algumas subáreas da nutrologia, como nutrologia esportiva, obesiologia, nutrogeriatria, nutroestética que vêm ganhando muito destaque com os estudos da nutrogenômica e da nutrologia molecular.
Nutrologia é, portanto, uma especialidade médica que trabalha em todos os aspectos do organismo em que haja ação dos nutrientes. É uma área que atua na prevenção, no diagnóstico e na cura das moléstias que direta ou indiretamente se relacionam com nutrientes.
Quais são as diferenças entre Nutrólogo e Nutricionista?
A maior delas é a sua formação acadêmica. O profissional de Nutrologia é formado em medicina, se especializando em Clínica Médica e depois em Nutrologia, totalizando quase 10 anos de dedicação para atuar nesta área. Essa formação, além de possibilitar o diagnóstico das deficiências e excessos no organismo, orienta sobre uma alimentação mais equilibrada e receita medicamentos, caso necessário.
O nutricionista é o profissional formado em nutrição. Ele não pode receitar medicamentos, mas é dele a função de prescrição dietética, ou seja, montar os cardápios corretos para cada metabolismo. É um profissional importante na composição da equipe multidisciplinar de saúde e, assim, como o educador físico, é muito importante na abordagem ampla do tratamento de obesidade e sobrepeso, por exemplo.
Quando devo procurar um Nutrólogo?
É hora de procurar a Vitalle quando você precisar de tratamento para:
·         • Obesidade, emagrecimento ou magreza excessiva e ganho de massa muscular;
·         • Intolerâncias e alergias alimentares;
·         • Tratamento com dietas e acompanhamento de transtornos alimentares, como a anorexia nervosa e a bulimia;
·         • Nutrologia na Adolescência;
·         • Nutrologia Esportiva;
·         • Nutrologia na Terceira Idade;
·         • Nutrologia Preventiva: Alopecia Gordura localizada, celulite e estrias;
·         • Perda de libido, disfunção erétil;
·         • Estresse, fadiga física e mental, irritabilidade e perda de memória inicial;
·         • Disfunções hormonais e alterações, como menopausa, hipotireoidismo, hipogonadismo e somatopausa;
·         • Doenças crônicas, como Diabetes, Depressão, Cardiopatias, Hipertensão Arterial, entre outras, sendo o tratamento nutroterápico e/ou medicamentoso;
·         • Desnutrição e alcoolismo;
·         • Síndrome Metabólica;
·         • Orientação para distúrbios do colesterol e triglicerídeos;
·         • Prevenção e tratamento de doenças ósseas, como Osteoporose, Artrose e Artrite.
Descubra o que você pode fazer para melhorar a sua qualidade de vida agendando uma consulta!

Gostaram? Quem me ajudou a escrever esta postagem foi o Dr. Jêmede Duarte Valença, o meu nutrólogo que atende na Clínica Vitalle, aqui em Recife. Ele é especialista em Nutrologia e Geriatria e está cuidando bem da minha saúde e bem-estar. Aos poucos vou compartilhando o passo a passo dos nossos planos, combinado? Por tempo, estou realizando diversos exames para poder traçar metas bem direcionadas.

Bjs.

Contatos: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário