16 de março de 2017

Bichectomia, mitos e verdades com o Dr. Sérgio Charifker



Hello, pessoal!! <3

Hoje venho conversar com vocês sobre a Bichectomia, procedimento atual e bastante comentado, já bem estabelecido nos Estados Unidos desde a década de 80, e a alguns anos ganhando força no Brasil, foi descrita inicialmente como um procedimento estético funcional, mas ganhou força na harmonização facial devido a repercussão estética pós-operatória. Inicialmente aplicado para resolver o problema das mordidinhas nas bochechas e depois adaptado para fins estéticos. 


Como vocês bem sabem, eliminei muitos quilos, porém meu rosto continua gordinho. Por mais exercícios e reeducação alimentar que eu faça, as mudanças são poucas então resolvi me render ao procedimento. Porém realizei um bate papo com o Dr. Sérgio Charifker previamente e gostaria de compartilhar com vocês pois quem sabe minha dúvida, pode ser a sua!!

Mas o que significa a bichectomia?
A bichectomia ou remoção do coxim adiposo da bochecha (podendo ser chamada também de lipectomia facial) tem esse nome devido ao cirurgião francês do século XIX, Marie François Xavier Bichat, que descreveu originalmente em 1802 a “Boule de Bichat” ou coxim adiposo da face.

De que consiste essa cirurgia? 
A cirurgia foi inicialmente descrita para tratamento da mordedura frequente da mucosa da bochecha, por excesso de gordura intra-oral, e verificou-se a repercussão estética que ocorria, com maior delineamento do rosto e diminuição do aspecto arredondado do mesmo. A cirurgia é realizada no consultório e pode ser feita sob anestesia local. A incisão é realizada por dentro da boca, e não deixa cicatrizes aparentes. O tempo total de procedimento demora cerca de 40 minutos.

Qualquer pessoa pode ser submetida ao procedimento?
As contras-indicações do procedimento são as mesmas que qualquer procedimento cirúrgico ambulatorial. Após uma avaliação inicial criteriosa, identifica-se a real necessidade de cada paciente e suas condições clínicas. Homens e mulheres podem ser submetidos ao procedimento e se beneficiar dos resultados.

Qual a resposta esperada do procedimento? 
A remoção do corpo adiposo da bochecha acentua o contorno do osso zigomático, promove um aspecto de shadow effect na bochecha e diminui o arrendondado do rosto.

Em todos os pacientes os resultados serão evidentes?
Não. Todos os paciente podem ser beneficiados, mas existe uma variação no tamanho e quantidade de gordura encontrada no coxim gorduroso, e desta forma, sua remoção apresenta variações na repercussão estética. Em relação a idade, o resultado também será mais evidente em pacientes mais jovens, pois conforme o avançar da idade, já prevemos uma diminuição da gordura corporal total. A indicação, de uma forma mais simples de explicar, seria o paciente que mesmo após emagrecer, ainda apresenta um rosto mais arredondado.

A remoção desta gordura não fará falta?
A bola de Bichat é descrita na literatura como um componente importante na sucção na 1ª infância, apresentando grande volume nessa fase da vida (bebês e crianças). Conforme o corpo se desenvolve, as outras estruturas do rosto atingem uma dimensão proporcional, conforme o coxim adiposo reabsorve. Em alguns casos, o coxim adiposo permanece abundante e se torna um fator primário para perfil arredondado do rosto.

Meu rosto ficará envelhecido por conta do procedimento?
Não, o envelhecimento facial não se dá pela remoção da bolha de Bichat. O envelhecimento é causado pela diminuição de densidade óssea e gordura corporal total, além de diminuição do tônus muscular. A cirurgia não acelera o envelhecimento e nem remove a sustentação da musculatura da face, assim não como não altera características faciais – as covinhas, que são causadas pela inserção muscular.

Alguns cases de sucesso que circulam na internet:




Depois de uma consulta e análise prévia do meu rosto e bochecha, foi constatado a necessidade do procedimento e por isso marquei para o dia 27/03/17 as 10h no consultório do Dr. Sérgio, com duração de cerca de 40 minutos de procedimento, onde tentarei fazer uma cobertura ao vivo através de live pelo instagram, para que vocês possam tirar susa dúvidas e farei fotos para post mais completo e comparativo do mesmo, combinado?

Sergio Charifker - CRO 7074
Instagram: @sergiocharifker
Endereço: Rua Ernesto de Paula Santos, 187 - sl 702
Fone: 81. 3465-6794

Um comentário:

  1. Dani, como é o pós operatório? Com quanto tempo a pessoa pode voltar às suas atividades normais?
    Não há risco de paralisia facial?
    Outra coisa... Como você chegou ao nome do Dr. Sergio Charifker? Foi alguma indicação?
    Quanto custou o procedimento?

    ResponderExcluir